domingo, 26 de abril de 2020

A Prosperidade Bíblica


"Mas buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas."(Mateus 6.33)

INTRODUÇÃO

     O salmista Asafe fez um questionamento que em algum momento da vida todo cristão fez ou fará: Porque o ímpio prospera?(Salmo 73.3)
Esse questionamento vem de uma idéia, de que toda prosperidade é benção de Deus, e que só os fiéis prosperam, e se alguém não tem êxito financeiro, está em pecado, ou em descrédito para com Deus. Mas na realidade o que a Bíblia diz sobre a prosperidade?

1-A PROSPERIDADE  NA BÍBLIA

1.1-A PROSPERIDADE COMUM
    A prosperidade é resultado do trabalho do homem: "e também que todo homem coma e beba e goze do bem de todo o seu trabalho. Isso é um dom de Deus" (Eclesiastes 3.13). Jesus disse que o sol se levanta sobre os maus e os bons, e a chuva desce sobre justos e injustos (Mateus  5.45).
Portanto todo homem ou mulher que que se dedica ao seu trabalho, vai colher bons frutos desse trabalho, ou seja será próspero financeiramente.

1.2- A PROSPERIDADE NA NOVA ALIANÇA
     No novo testamento os crentes não são estimulados a acumular bens ou buscar incansavelmente a prosperidade material. Pelo contrário, em alguns textos as riquezas são descritas como algo que pode atrapalhar a vida espiritual e a comunhão com Deus, por exemplo: "mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (1Timóteo 6.9-10)

1.3- A PROSPERIDADE NÃO É PARA TODOS
     Certamente o cristão pode ser próspero financeiramente, e isso deve ser considerado uma benção de Deus.
Porém o mais importante é ter o Senhor como o seu supremo bem, saber se contentar com aquilo que vier as suas mãos (filipenses 4.11) e saber que ainda que não sejamos ricos, todavia o Senhor não nos abandona, e não permitirá que falte o pão de cada dia (Mateus 6.11).
     Aos cristãos que são ricos, a Bíblia traz uma advertência: "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que faça bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmo um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna." (1 Timóteo 6.17-19).

CONCLUSÃO
Nesses dias em que muitos falsos profetas tem ensinado uma falsa teologia da prosperidade, a igreja deve estar atenta as escrituras, de onde extraímos o alimento saudável, que nos traz conforto e confiança de que o Senhor é quem nos mantém vivos e saudáveis, nos guardando e nos livrando de todo o mal, e garantindo o que nenhum dinheiro desse mundo pode comprar: a salvação eterna.
"Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?"(Marcos 8.36)

Deus abençoe a todos em Jesus Cristo.

Pr. Jorge Anderson Martins da Silva

domingo, 19 de abril de 2020

O que é adorar em espírito e em verdade?


"NO ENTANTO, ESTÁ CHEGANDO A HORA, E DE FATO JÁ CHEGOU, EM QUE OS VERDADEIROS ADORADORES ADORARÃO O PAI EM ESPÍRITO E EM VERDADE. SÃO ESTES OS ADORADORES QUE O PAI PROCURA."(JOÃO 6.16)

O Senhor Jesus estava conversando com uma mulher samaritana, e nesse diálogo ela perguntou aonde se deve adorar?

Nos dias atuais essa pergunta ainda ecoa nas mentes de muitos cristãos, que não observão a resposta de Jesus.
Ele disse claramente que o tempo chegou, em que os verdadeiros adoradores adorariam em espírito, não em locais sagrados, ou com rituais específicos, roupas ou objetos especiais, mas de todo coração, com integridade, com amor exclusivo que Deus exige dos seus.
 Também faz menção da verdade, pois essa adoração não deve ser pautada em invencionices e modismos, mas de acordo com a orientação do Senhor, que é a sua palavra.

 Os servos de Deus estavam presos pela lei, não tinham acesso direto a Deus. Precisavam de um sumo sacerdote para mediar as suas relações com Deus.

Jesus em seu sacrifício na cruz rompeu essa barreira e trouxe uma nova realidade.
Agora todos os que crêem em Jesus, tem livre acesso a Deus, podendo se comunicar com Ele na hora que quiser, quantas vezes achar necessário.

"ASSIM SENDO APROXIMEMO-NOS DO TRONO DA GRAÇA COM TODA CONFIANÇA, A FIM DE RECEBERMOS MISERICÓRDIA E ENCONTRARMOS GRAÇA QUE NOS AJUDE NO MOMENTO DA NECESSIDADE."
(HEBREUS 4.16)

Deus abençoe a todos em Jesus Cristo.

Jorge Anderson




sexta-feira, 10 de abril de 2020

Aprendendo sobre a oração, parte 2


Continuação do estudo sobre oração baseado em Mateus 6.5-15

2 - Pelo que devemos orar?

Quando Jesus ensinou essa oração, Ele não queria que nós repetissimos sempre que fossemos orar.
Nós entendemos que Jesus deu um modelo, uma orientação de como orar, quais as coisas que devemos pedir.

V.9 - PAI NOSSO
 Nossa oração deve ser dirigida a Deus. Ele é Pai, isso passa segurança,  e nosso , então faço parte de uma grande família. "... que estás nos céus..." é um pai celestial, totalmente diferente de um pai humano.

V.9 - SANTIFICADO SEJA TEU NOME
Na minha vida, no meu trabalho, nas minhas atitudes, na igreja, faz que eu viva de tal modo, que eu possa refletir a sua santidade.

V.10 - VENHA O TEU REINO
 Devemos pedir e trabalhar pela expansão do Reino de Deus.

V.10 - SEJA FEITA A TUA VONTADE
 Deus tem um propósito, a vontade Dele é boa, perfeita e agradável, ainda que no momento seja incômodo, devemos nos submeter a sua vontade.

V.10 - ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU
No céu a vontade de Deus é feita de maneira completa, e o seu nome é glorificado, e que seja assim também na terra. Que nos sejamos agentes dessa obediência.

V.11 - O  PÃO NOSSO DE CADA DIA  DÁ-NOS HOJE
 O alimento básico, Deus promete o básico, mas não luxo. Se faltar o luxo não tem problema, porém o básico Ele não vai deixar faltar. E a sua providência é para o "hoje", o de "amanhã" deve ser aguardado confiando no Senhor.

V.12a - PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS
 Quem peca fica em dívida com Deus, e está sujeitos a punição. Não há forma humana de pagar essa dívida, a não ser pelo arrependimento e súplica do perdão de Deus, pois "...Ele é fiel e justo para perdoar...".(1Jo.1,9)

V.12 - ASSIM COMO PERDOAMOS AOS  NOSSOS DEVEDORES
 Aquele que é de Deus é capaz de perdoar, porque é nascido de novo. O cristão verdadeiro não vai perdoar para ser perdoado, ele vai perdoar porque foi e é perdoado por Deus. Perdão não é sentimento, é atitude!

V.13a - NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRA-NOS DO MAL
O Senhor nos livra do diabo e seus demônios, que nos tenta em todos os momentos. Você pode apresentar as suas tentações ao Senhor, para que Ele lhe ajude a vencer o mal.

V.13b - POIS TEU É O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE
 Reino ou reinado, porque Ele tem autoridade, poder, fala de capacidade, onipotência e glória, porque tudo o que for concedido em oração será para glorifica-lo.

Conclusão
Deus nos dê graça para sermos pessoas aplicadas a oração .
E que possamos orar com sabedoria, usando o  pai-nosso como modelo das nossas orações.

Deus abençoe a todos em Jesus Cristo.


Pr. Jorge Anderson Martins da Silva

terça-feira, 7 de abril de 2020

Aprendendo sobre a oração parte 1


Leia Mateus 6.5-15

Jesus continua seu sermão da montanha falando aos discípulos, ele iniciou falando das bem-aventuranças, depois fala dos mandamentos e por último ele fala da prática cristã das esmolas, oração e jejum.
Nesse dois artigos sendo esse o primeiro, vamos ver o que Jesus nos orienta a respeito da oração

1° - “Quando orares...” v.5

É imprescindível a vida do cristão a oração, quanto ao tempo a Bíblia não delimita quantas horas minutos ou segundos, mas orienta orai sem cessar. Precisamos estar sempre orando.

2° - O que devemos evitar na oração?

A – “...Não sejas como os hipócritas...”v.5
Os hipócritas eram atores que usavam máscaras para atuarem em peças teatrais, com o tempo esse termo foi usado para pessoas que dissimulam seus sentimentos, os fariseus faziam suas orações em pé para chamar atenção, sendo que na sinagoga todos ficavam sentados. Tudo que ele recebe é o reconhecimento humano que não conhece o íntimo do homem.

V.6: Jesus recomenda a sinceridade para com Deus, o desejo sincero de ter comunhão com o Senhor e ser ouvido por ele

B – “...não useis de vãs repetições, como os gentios...”v.7
No paganismo é usado a mantra (repetir uma palavra ou frase várias vezes acreditando surtir efeito mágico ou sobrenatural) um exemplo na bíblia são os profetas de Baal (1° Rs 18.26).

 V.8: Jesus explica por que não precisamos repetir várias vezes. Porque Deus sabe o que nós precisamos. podemos perseverar na oração e sempre argumentar com o Senhor, mas repetir por repetir, sem entendimento não é sábio e não é cristão, como disse John Stott: “crer também é pensar”.

Continua no próximo artigo...

Deus abençoe em Cristo.

Pr. Jorge Anderson Martins da Silva

domingo, 5 de abril de 2020

O testemunho cristão na adversidade

E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho; (Fp 1.12)


Paulo não estava em um momento bom na sua vida, ele estava preso em Roma, esperando um julgamento que certamente não lhe seria favorável e estava sob uma rígida guarda, contudo Paulo não desistiu do seu testemunho, pelo contrário ele disse que a prisão contribuiu para a propagação do evangelho, nesse período na prisão Paulo escreveu quatro cartas e uma delas aos filipenses, Paulo também pregou a todos os guardas e ainda motivou os irmãos que estavam livres!

Nesses dias de pandemia aonde os templos estão fechados e os cristãos devem permanecer dentro de casa, tenhamos a mesma visão de Paulo, quando ele diz que algo ruim (a prisão) contribuiu para a propagação do evangelho, hoje algo ruim (covid19) está contribuindo também, vamos aproveitar a oportunidade, muitas pessoas precisam ouvir uma mensagem de esperança, estão sedentos por uma palavra que lhes traga conforto, nada nos impede de darmos testemunho de Jesus, além do mais temos um aliado que Paulo não tinha, a internet, com esse meio podemos falar nas redes sociais, gravar vídeos, podcast e alcançar centenas até milhares de pessoas.
E se ainda assim for difícil para você, pode fazer do método tradicional, mas com os devidos cuidados.

Deus abençoe a todos em Jesus Cristo.

Pr. Jorge Anderson Martins da Silva

quarta-feira, 1 de abril de 2020

O que fazer no tempo da angústia?


Nesses dias em que vivemos uma pandemia de coronavirus, trago uma mensagem de esperança para todos os cristãos, no salmo 46 o salmista fala de um momento de angústia pelo qual o povo de Deus teve que enfrentar, uma situação em que a sua cidade estava cercada por inimigos e assim como hoje o sentimento humano é de impotência, porém o salmista traz nas suas declarações um ensino sobre o que fazer nesses momentos, em três pontos:

1 Não temer (Sl 46.1-3)
 " Deus é o nosso refúgio...", estamos diante de um Deus todo-poderoso, que nos protege das enfermidades (Sl 91.7).
Ele nos livra dos males físicos e espirituais, Ele está presente na hora da angústia.
Por isso ele diz: "ainda que não temeremos"
Mesmo diante de coisas extraordinárias e assustadoras como montes desmoronando ou ondas gigantescas, não temeremos porque Jesus está conosco, ele prometeu:"estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."(Mt 28.20)

2 Alegrar se (Sl 46.4-7)
"Há um rio cujo as correntes alegram a cidade de Deus..."
Parece estranho falar de alegria em meio a catástrofe, porém a alegria é uma das principais marcas dos cristãos. A alegria é uma das características do fruto do espírito, em filipenses 4.11-13, Paulo da o seu exemplo pessoal de saber passar por todas as circunstâncias e em todas elas estar alegre em Deus. O rio é o cuidado de Deus no meio do seu povo, e isso é suficiente.

3 Aquietar (Sl 46.8-11)
"Aquietai - vos e sabei que eu sou Deus...", Nestes versos o salmista nos dá alguns motivos para nós aquietarmos:
1 Pelo que ele já fez: " que desolações tem feito na terra", vemos em toda as escrituras os grandes feitos do Senhor em favor do seu povo, ao mesmo tempo que o salmista relata, ele também profetisa o que Deus fará naquela situação atual, " quebra o arco, corta a lança e queima os carros...".
2 Por saber quem Ele é: "...sabei que Eu sou Deus...", quando conhecemos ao Senhor, sabemos que tudo está sob o seu controle, e que Ele não tem os seus planos frustados, ainda que para nós seja perca ou derrota, não é só nas vitórias que Deus nos conduz, mas independente do resultado a sua vontade é "...boa, perfeita e agradável..."(Rm 12.2

Conclusão:
Os momentos difíceis são inevitáveis, mas
são nesses momentos que os servos de Deus tem a oportunidade de conhecê-lo melhor, adquirir experiências para estar sempre pronto para vivenciar os dias ruins.


Pr. Jorge Anderson Martins da Silva